Lentes/Facetas
São opções de tratamento para corrigir forma e cor dos dentes, sendo alternativa muito interessantes para quem não está satisfeito com o sorriso.
As facetas são lâminas finas e personalizadas, geralmente feitas de porcelana ou resina, que são aplicadas sobre a superfície frontal dos dentes. Elas são projetadas para corrigir problemas estéticos, como manchas, descoloração, dentes desalinhados, desgastes ou pequenas fraturas.
Facetas têm uma durabilidade significativa, muitas vezes durando de 10 a 15 anos ou até mais com cuidados adequados e quando são feitas com o profissional certo.
O procedimento envolve um planejamento detalhado, incluindo ensaios digitais e analógicos antes do trabalho final. Estudos de forma e cor são realizados para assegurar que o resultado final esteja o mais próximo possível das expectativas do paciente.



Como é feito o planejamento estético?

Primeiramente, é feita uma anamnese e uma conversa com o paciente para entender melhor seus desejos e expectativas. Em seguida, são realizados todos os exames necessários para o estudo do caso, como fotografias, radiografias, moldagens e exame clínico.
Em seguida, é realizado o planejamento digital para visualizar como seria um sorriso com proporções ideais. Isso permite planejar quanto será necessário ajustar e quais dentes serão incluídos no procedimento.


Após essa etapa, ocorre uma reunião com o paciente para explicar todas as opções de tratamento e tirar todas as dúvidas que ele possa ter, bem como apresentar quais serão as próximas etapas.
É feito então o ensaio provisório para que o paciente e o dentista tenham uma ideia de como ficará o trabalho final. Assim que ambos aprovarem o novo sorriso, iniciam-se os procedimentos definitivos.


Perguntas frequentes
Ambos são o mesmo procedimento a diferença está na espessura do trabalho final lentes são mais finas que facetas, porém não são indicadas para todas a situações
Quais materiais elas podem ser feitas?
Elas podem ser feitas tanto de resina como cerâmica sendo que cada material tem sua indicação certa e suas peculiaridades
O procedimento doi?
Ele é totalmente indolor, sendo que em alguns casos, onde o desgaste dental é maior, é utilizada anestesia.
Tenho que desgastar meu dente?
Depende muito de cada caso. Em alguns casos, é necessário um certo desgaste, podendo ser muito pequeno ou maior. Em outros casos, não é necessário desgaste.
Demora muito para ficar pronto?
Depende do caso e do material a ser utilizado, podendo variar de 2 consultas de procedimento até algumas semanas.
Fica muito artificial?
Nossa meta é reproduzir o máximo possível da natureza, e quando o procedimento é executado por profissionais capacitados na área, elas ficam imperceptíveis.
Não gosto do meu sorriso, preciso de lentes?
Não necessariamente. Seria interessante uma consulta para avaliar o caso. Muitas vezes, procedimentos mais simples, como clareamento ou restaurações pontuais, já melhoram muito o sorriso.